Morre o surfista mais velho do Brasil
- Mateus Marinho
- 20 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Seu Freitas, de 89 anos, não resistiu a complicações de uma cirurgia nos rins.
O surf brasileiro está de luto. Morreu nesta terça-feira (19), aos 89 anos, Affonso Freitas, ou como era carinhosamente chamado no mundo do surf, Seu Freitas. O surfista mais velho do Brasil não resistiu a complicações de uma cirurgia nos rins. Ele morava no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

Seu Freitas deixou um legado no surf brasileiro, por incentivar pessoas com mais idade a praticarem o surf. Ele também contribuiu para o desenvolvimento da modalidade no Brasil, com a criação do Rocky Center, um local voltado para auxiliar os surfistas com logística. O objetivo é abrigar os surfistas que moram longe e dar toda estrutura como guardaria de pranchas, chuveiros e vestiários.
Além disso, seu amor pelo esporte também influenciou sua família. Seu filho Marcelo, que aprendeu a surfar com o pai, é tricampeão mundial de longboard e campeão Pan-americano de long. Já a neta Maria Julia é uma das promessas do surf brasileiro, conquistando vitórias em diversos campeonatos.
Em uma entrevista ao portal Itaú Viver Mais, em 2016, Sr. Freitas contou sobre como conheceu o surf: “Quando comecei a surfar em 1968 eu era um homem tenso, irritado, com dores aqui e ali, vivia à base de remédio. Era empresário, tinha uma loja de móveis, estava sempre estressado. Naquela época, o surf ainda estava chegando ao Brasil, as pranchas eram importadas, precisei enfrentar três preconceitos: a idade (eu tinha 38 anos), a discriminação (surfista era vagabundo), e o aprendizado”, disse.
Comments