Locais: conheça a história do estiloso Renato 'Rato' Mendes
- Lucas D'Assumpção
- 2 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Em todas as praias com ondas do Brasil há um talento do surf “escondido”. Surfistas que mereciam mais destaque ou simplesmente não querem esse holofote. Pensando nisso, o Blog Cutback inicia uma série de entrevistas com esses atletas. A série “Locais” contará a história dos esportistas que fazem a festa em “suas” praias.
O primeiro entrevistado é o cabofriense Renato Mendes, conhecido como ‘rato’ pelos amigos. Renato tem um dos estilos mais bonitos da cidade e une a beleza das performances com um surf Power. A velocidade de suas manobras impressiona. Segundo rato, o seu mar preferido é a Praia do Forte, berço de muitos surfistas renomados, como Victor Ribas e o finado Marcio Boca.
O Cutback bateu um papo com o surfista, que falou sobre as suas inspirações, o início no esporte e muito mais. Confira!
Cutback: Quando você começou a surfar?
Renato: Comecei a surfar com 5 anos de idade.
Cutback: Alguém te inspirou no início do surf? Renato: Eu era tão moleque que minhas inspirações eram os surfistas locais: Victor Ribas, finado Marcio Boca, Valério Ribas, Plínio Ribas, Babu, João Paulo Bessa e os gringos Rob Machado e Kelly Slater. Tem muita gente para citar [risos], pois, sempre tivemos ótimos surfistas na cidade. Além do meu grande amigo Alan Toledo, conhecido como "Luke Egan" de Cabo Frio [risos].
Cutback: Qual a maior dificuldade que você enfrentou em todo o seu tempo de surf?
Renato: A falta de um coach (técnico) que estivesse sempre do meu lado me ajudando na parte física e mental. Porque o meu objetivo era me tornar profissional e poder viver do que eu amo! E também a falta de apoio e patrocínio para poder competir em outros estados e países.
Cutback: Quando você começou a competir?
Renato: Comecei a competir com 10 anos os circuitos municipais e estaduais.
Cutback: Na sua opinião, o que falta para os talentos locais irem para frente?
Renato: Muito treino, foco e dedicação. Abdicar de tudo que atrapalhe esse caminho, porque a caminhada é longa e tem muito moleque surfando, a concorrência está cada vez maior.
Cutback: Qual a melhor onda da Região dos Lagos?
Renato: Praia do Forte nos seus dias de gala, que tem acontecido com frequência nesses últimos dias.
Comments